ARTIGOS

Poucas mães sabem, porém desde 1994 com a lei n° 8.861, elas têm o direito de receber o salário maternidade. Benefício que auxilia os pais logo após o nascimento do bebê ou da adoção da criança.Veja todos os detalhes sobre salário e se você é uma das mães que têm direito ao benefício

A partir de quando tenho direito de receber o salário maternidade?
A mãe pode começar a receber o benefício a partir do 8º mês de gestação, sendo comprovado por um atestado médico, ou a partir da data do parto, sendo comprovado com a apresentação da certidão de nascimento. Já a mães que realizam a adoção, o salário é recebido a partir da data do deferimento da medida liminar nos autos de adoção ou da data da lavratura da Certidão de Nascimento do adotado.

Qual tipo de atestado é aceito?
São aceitos os atestados fornecidos por um médico do SUS, particular ou do serviço médico da empresa, ou por ela credenciada.

Onde posso requerer meu salário maternidade?
A mãe pode requerer o benefício através da internet ou em uma das agências da Previdência Social.

Qual é o valor do salário maternidade?
A mães que trabalham com carteira assinada usualmente recebem o valor do seu salário líquido.

Trabalhadoras sem vínculo empregatício podem receber o valor da última remuneração do mês trabalhado. Já as trabalhadoras rurais que contribuem com a previdência social pelo carnê da aposentadoria, tem o direito de receber um salário mínimo.

Para as mães autônomas, o valor é o resultado da soma dos últimos 12 meses trabalhados dividido por doze.

Por quanto tempo recebo o salário?
O salário é recebido por 120 dias (4 meses). Já em casos de adoção o benefício é recebido por 120 dias caso a criança tenha até 12 anos.

Se você ainda possui dúvidas sobre o salário maternidade por Invalidez ou se é uma das mães que têm direito ao benefício, fale conosco!

VOLTAR